MÃOS DADAS: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
Ana Cristina Bernardes Souza (UESPI)1
Ana Cristina Bernardes Souza (UESPI)1
Marcos dos Anjos Bezerra (UESPI)2
Rosângela Assunção (UESPI)3
RESUMO: Após o fim da ditadura militar no Brasil, observou-se uma explosão de movimentos sociais motivados pela luta em prol da democracia e ampliação dos direitos sociais e políticos. A partir de então, cresceu o número de organizações da sociedade civil com ampla participação popular reivindicando seus direitos como associações de bairros, movimentos de mulheres e tantas outras. Neste trabalho, analisou-se a História da Associação Daniel Comboni e do Projeto educativo Mãos dadas e sua contribuição para a promoção da vida e de uma nova cidadania na comunidade do bairro Parque Alvorada, em Timon-MA, no período de 2000 a 2012. Para alcançar os objetivos pretendidos, utilizou-se o seguinte percurso metodológico: visita e reconhecimento do espaço físico da escola; entrevistas com os funcionários; catalogação e fichamento dos documentos referentes à associação e a escola. Ampliando assim a nossa compreensão da história e da importância desse projeto para a comunidade do Parque Alvorada. Os documentos foram analisados com base nas fontes bibliográficas que tratam do assunto. Concluiu-se que a educação tem sido um meio para o crescimento das famílias e preparação de novos cidadãos através dos alunos que são assistidos pela instituição.
Palavras Chave: Cidadania – Educação – Associação.
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1 Graduanda em História (4º período) Bolsista PIBIC da Universidade Estadual do Piauí-CCM (cristina_serva@hotmail.com)
2 Graduando em História (4º período) Colaborador- PIBIC da Universidade Estadual do Piauí-CCM (p.marcosbezerra@hotmail.com)
3 Professora da Universidade Estadual do Piauí-Campus Clóvis Moura; Mestra em Políticas Públicas e orientadora do PIBIC-UESPI. Linha de pesquisa Políticas e Movimentos Sociais. (rosangelaassuncao30@hotmail.com).
ABSTRACT: After the end of the military dictatorship in Brazil, observed a explosion of social movement caused by the fight for democracy and expansion of the sociais and politician rights. From then on, grew the number organization’s civil society with a wide popular participation is demanding your rights with resident’s association, women’s movements and add others. In this research, analyzed the history of the Daniel Comboni’s Association and Hand in Hand Education Project and your contribution for on special offer of the life and in the new citizenship community in this neighborhood Parque Alvorada- Timon/MA, on period from the 2000 to the 2012. Them so reach it the research intend to achieve your objectives, is that used as follows the route’s method: a visit and recognition of the physical space of school; interview with the filing cabinet and ring binder documents of the regarding the association and the school. This project is important why extend and is understanding to the Parque Alvorada community. The documents were analyzed with base at sources bibliographies that are about the subject of theme’s project. Conclude that the Education has been a way to the growing number of the member’s family and preparation news citizens through the students who study in Association and the are assisted by teaching’s institution.
Key-words: Citizenship – Education – Association.
Key-words: Citizenship – Education – Association.
MÃOS DADAS: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
“Os anos de 1980 implicaram uma maior presença de associativismo e das formas de organização da sociedade civil na cena política” (AVRITZER, 2009, p.29). Durante a Ditadura Militar houve a predominância da censura e do fim da liberdade de expressão, o poder estava subordinado ao executivo. No fim do regime se intensifica o questionamento popular perante os atos repressivos e eclode o movimento “Diretas Já”. Com a constituição de 1988 os direitos da população são reconhecidos e a sociedade se organiza em prol de benefícios coletivos.
Foi com a meta de beneficiar o coletivo populacional que surgiu o Projeto Educativo “Mãos Dadas” em 2000 no bairro Parque Alvorada em Timon. Cidade ocupada no século XVII e usada como local de comunicação entre a Vila da Mocha, hoje Oeiras, no Piauí, e Aldeias Altas, hoje Caxias, no Maranhão. Em seu processo de desenvolvimento possuiu diversas nomenclaturas até o nome atual.
A cidade de Timon é a terceira mais populosa do Maranhão contando atualmente com uma população de 155.460 habitantes, concentrados em sua maioria na zona urbana do município (IBGE, 2010). É uma cidade com muitos problemas. Falta uma saúde de qualidade, uma educação digna e empregos que supram as necessidades da população, e é neste contexto que se encontra o Bairro Parque Alvorada sendo um dos mais populosos de Timon. O que prevalece aí são:
Os problemas sociais, as carências econômicas, o oportunismo político e a precariedade da infraestrutura, presentes em maior ou menor medida em todo o município de Timon, apresentam-se com maior rigor nessa parte o que fez com que durante muito tempo, essa área fosse separada e estigmatizada por teresinenses e pelos próprios timonenses (MACEDO, BOMFIM, 2007, p. 39).
Nesse caso, é de extrema importância perceber o Projeto Educativo e Associação “Mãos Dadas” como alternativa de amenização dos problemas sociais que a população enfrenta. Esta associação vem ajudando as familias e a comunidade a mudar o quadro de miséria em que se enconta, partindo de sua propria localidade. A população é agente construtora da democracia e da cidadania no seu bairro.
Entre as vantagens dos localismos, é possível assinalar seu papel de agente de justiça social, na medida em que as soluções locais e ações redistributivas são mais facilmente operacionalizadas. Afinal, é no município, no bairro, na vizinhança que se conhecem as doenças, as demandas por escola, os problemas de transporte e dos adolescentes, e onde o cidadão comum pode intervir com ou sem mediação de grandes estruturas políticas (SANTOS, ARAGÃO, DRUMOND, 2002, p. 100).
Nesse sentido, a pesquisa destaca o papel desenvolvido pela Associação Daniel Comboni (ADC) e do Projeto Educativo “Mãos Dadas” no Bairro Parque Alvorada. Sendo que neste artigo serão elencadas as atividades desenvolvidas pela ADC, atendendo a um dos objetivos específicos do projeto PIBIC/UESPI4: que é relatar a História e os trabalhos desenvolvidos pela ADC. Para isso, visitamos e reconhecemos a escola, entrevistamos os funcionários, catalogamos e fichamos os documentos referentes à associação e a escola e recorremos a uma bibliografia para o suporte teórico.
Em 1987 chegou a Timon o Pe. Armindo da Silva Dinis português pertencente à ordem religiosa missionária Daniel Comboni que já tinha uma experiência de escola comunitária vivenciada em outras comunidades pobres por onde tinha passado como missionário. Ao chegar ao Parque Alvorado se sentiu incomodado com a pobreza na qual viviam as pessoas, com a falta de assistência do poder público. Em 1996 veio a Timon um casal de italianos amigos do Padre Armindo Dinis com a intenção de adotar uma criança, e observando o quadro de miséria propuseram ajudar. Faltava de tudo: uma política voltada para a saúde, saneamento básico, habitação, trabalho e outros. Com a falta do aparato do Estado no tocante as políticas públicas as crianças e os adolescentes eram as mais vulneráveis, uma vez que podiam ser facilmente manipuladas por terceiros e iludidas com a possibilidade do dinheiro fácil e serem usadas como mulas do tráfico, crianças do crime, flanelinhas em Teresina e prostituição.
Essa família de italianos se comprometeu com o Padre em encontrar um meio de ajudar a comunidade. A partir de então organizaram uma campanha de Adoção à Distância de Crianças5. Padre Dinis e alguns Paroquianos passaram a investir na conscientização das famílias para a importância da educação. Assim ergueu-se uma escola na forma de mutirão em parceria com os estrangeiros e a comunidade. No dia 15 de março de 2000 a escola foi fundada e cinco anos depois a Associação é criada para dar suporte ao Projeto Educativo “Mãos Dadas”. Mas como, nada acontece tão facilmente, houve um longo processo para que a comunidade se conscientizasse da importância da escola para a educação de seus filhos.
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4 Projeto PIBIC/UESPI 2012/2013: Uma comunidade de “mãos dadas na construção da cidadania”. Desenvolvido pela bolsista Ana Cristina Bernardes Souza e colaborador Marcos dos Anjos Bezerra sob orientação da Prof.ª Ms. Rosângela Assunção (UESPI/Clóvis Moura). Projeto está em andamento.
5 Essa adoção era feita da seguinte forma: a família italiana mandava recursos financeiros para a família brasileira manter a criança adotada, exigia-se da mesma manter a criança na escola.
[...] queríamos envolver os pais, mas eles não queriam se envolver, e nem entendiam por que deveriam deixar seus filhos irem para a escola. Gastamos mais de ano para motivar os pais, sem sucesso. [...]. Aqui surgiu a ideia do Projeto Educativo Mãos Dadas: “Estude para ajudar o seu povo”. Foi uma parceria com três desde o início: nós aqui, os amigos da Itália e Portugal, e a prefeitura, sendo que desde o início nasceu como escola pública (Pe. DINIS, INFORMATIVO ESPECIAL. 2006, p. 4).
Como se ver um projeto construído com várias mãos.
Além da estrutura física os fundadores da Escola “Mãos Dadas” tiveram a difícil tarefa de elaborar o Projeto Político Pedagógico (PPP) com a colaboração dos pais. Porém, [...] “Quando estes foram convidados, vieram muitos”. Mas um a um todos começaram a se escusar: “eu não sei ler”, “eu não entendo nada”, “eu não sei que bicho é esse”, etc. (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, p. 4). Entretanto, eles foram aceitando a participação e depois de exporem suas ideias nem eles mesmos acreditaram que seriam capazes de contribuir com tal coisa.
Dando ênfase a esse processo de aceitação, de entendimento, de participação e mutirão é que a escola recebeu o nome de “Mãos Dadas”. Ainda hoje o mutirão continua, embora a escola tenha zeladora paga pela prefeitura todos os dias em média dez pais ajudam na limpeza da escola, cada família durante o ano tem que realizar nove mutirões, além disso, mensalmente contribuem com dois reais por criança, destinada a pagamento de energia, gás, telefone. A administração da escola assegura que esse valor não cobre tais despesas, mas é uma forma de participação dos pais na sustentabilidade da escola para que eles continuem se sentindo coresponsáveis por ela. Os italianos (Associação de famílias italianas) e portugueses ajudam financeiramente a Associação que utiliza o recurso para cobrir despesas da escola e muitos projetos voltados para as crianças da mesma, no entanto, tal repasse estar diminuindo e é hoje colocado em dúvida em virtude da crise econômica que se iniciou em 2008 e que estar afetando os países europeus.
A preocupação que essa crise financeira da Europa trás é que “a principal fonte financeira é a oriunda do exterior” (ATA DA ASSEMBLEIA GERAL E ELETIVA, 2011). Com isso, nos perguntamos: mas a escola não é púbica? Ela é pública desde sua origem, pois após a construção da Escola “A prefeitura representada pelo Prefeito Francisco Rodrigues de Sousa (Chico Leitoa) e a Secretária de Educação Professora Socorro Waquim, se comprometeram em pagar os professores e demais funcionários e enviar materiais escolares e alimentícios”. (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, p. 5). Porém, a prefeitura não paga todos os funcionários da escola, paga somente os que são funcionários da mesma, como estes são insuficientes para manter a estrutura da escola e dos projetos desenvolvidos por esta a
ADC tem contratado outros que são pagos com os recursos do exterior. Em entrevista alguns funcionários chegaram a comentar a dificuldade da prefeitura em ajudar a escola, pois põe dificuldade em favorecer o exigido, tais como psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais necessários para atender os projetos da escola. As maiores contribuições financeiras da escola vêm de fora (Exterior), junto com a contribuição financeira dos pais e os pequenos projetos de horticultura, criadouros, enfim, recursos próprios.
Mesmo com todas as dificuldades financeiras a ADC consegue articular o espaço escolar com a comunidade, a escola é muito bem organizada e limpa. E comunidades com instituições bem organizadas e com efetiva participação, seja em conselhos ou em grupos interessados em estar a par dos gastos públicos são capazes de influenciar nas práticas do Governo, evitando o número de solicitações individuais. (AQUINO, 2002). Foi o que percebeu o Padre Armindo Dinis e todas as pessoas que ajudaram na construção do Projeto “Mãos Dadas”. Convocaram a comunidade a darem as mãos e proporcionar um novo rosto ao Parque Alvorada, começando pela participação crítica, pela educação e conscientização da importância do trabalho em comum.
Desde sua fundação até hoje, a Associação tem ampliado seus projetos. Na Associação existe o projeto maior que é a escola, mas há projetos menores como o Agrícola “Mãos Dadas”; um Centro de Capacitação Profissional, um Centro de Referência em Direitos Humanos. Isso confirma que para se conseguir algo a comunidade deve está organizada e que além de bens a localidade ganha destaque e passa a ser valorizada, respeitada, dessa forma adquire força, os indivíduos crescem criticamente e se protegem da exploração de políticos interesseiros que utiliza da fragilidade da população para permanecer no poder, com políticas partidaristas individualistas e interesseiras, dando ao povo migalhas, pondo-os na condição de “coitadinhos”.
A escola feita em mutirão é hoje motivo de orgulho para os pais, para os alunos e a comunidade e conta com aproximadamente 800 alunos e é dirigida pelo padre Dinis e apresenta como lema “Estude e trabalhe para promover seu povo”. É organizada e representa o típico conceito de nova cidadania abordado por Evelina Dagnino (1994): a população tem o direito a ter direitos, o povo deve ser ativo para se ter uma cultura democrática e por fim a solidariedade. Com isso o sistema político pode constituir a superação das desigualdades.
A escola é bem equipada e organizada. Conta com salas de informática e de eletrônica, campo de futebol e badminton, balé, coral, horta (banana, mamão, abacaxi, batata-doce, acerola e quiabo), criadouros (porcos, coelhos e frangos), capoeira. O principal: a escola está reduzindo a criminalidade do bairro, bem como reduziu o número de crianças nas ruas (“[...]
redução em 80% no número de crianças de rua em Teresina originadas do Parque Alvorada [...]”) (Informativo Especial, 2006, p.4). O cidadão participativo torna suas necessidades conhecidas, e por isso algumas de suas reivindicações podem ser resolvidas. (AQUINO, 2002). A escola apresenta um bojo administrativo representado pelo
Presidente (Padre Armindo da Silva Dinis), uma diretora (Maria Waleska Ribeiro do Nascimento), duas coordenadoras pedagógicas (Francisca Maria de Sousa Lima e Isabel Cristina Carlos Muniz), 39 professores, uma secretaria, uma bibliotecária, uma educadora social, dois instrutores de informática, um instrutor de música, dois instrutores de badminton, duas manipuladores de alimentos, seis zeladoras e três vigias. A escola oferece o Ensino Infantil e Fundamental. (RELATÓRIO das atividades administrativas e pedagógicas realizadas no ano de 2011).
O Projeto Educativo Mãos Dadas realiza a interação escola-pais-alunos mediante encontros ou reuniões escolares, visitas domiciliares a fim de se saber as reais situações das famílias dos alunos, encontros culturais e campeonatos esportivos. A meta é fazer com que se tenha uma educação de qualidade atrelada à democracia, através da participação efetiva dos alunos tanto na comunidade escolar como fora dela (bairro). Esta é base do pensamento defendido por Aragão, Santos e Drumond (2002) ao trazer a importância do reconhecimento do homem no seu próprio meio. Destacou que o bairro vem a ser um local de interação das relações sociais, um local onde se discute políticas públicas, falta de gestão do Estado e a melhor alternativa para superar as dificuldades da população.
Essa nova cidadania é construída, na busca de soluções comunitárias para habitação, educação e outros problemas da comunidade, que tenta encontrar soluções a partir das organizações voluntárias. As ações do grupo são melhores executadas quando marcadas por relações de confiança. O que torna o grupo forte e capaz de exigir das autoridades políticas o atendimento de suas demandas sociais. “A nova cidadania requer [...] a constituição de sujeitos sociais ativos, definindo o que eles consideram ser os seus direitos e lutando pelo seu reconhecimento. Nesse sentido ela é uma estratégia dos não-cidadãos, dos excluídos [...]” (DAGNINO, 1994, p, 108).
Analisando a história desta instituição pudemos observar a busca pela cidadania apoiada nas disciplinas da proposta curricular para a educação. Os professores aproveitam as “características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela” (PROPOSTA CURRICULAR, p. 4). A escola mesmo com todas as dificuldades típicas do ensino aprendizagem hoje, procura dá importância à arte, ao esporte, ao diálogo, dá acompanhamento aos pais e aos alunos. E mais, trabalham temas próprios das questões
sociais como pluralidade cultural, trabalho e consumo, sexualidade e outros. Enfim, realizam trabalhos extracurriculares. Além de tudo isso os alunos são incentivados a praticarem esportes como: Badminton, balé, futebol. Participam de oficinas, Olimpíadas: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública; XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e também a Escola realiza festas com as famílias.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta pesquisa estar apenas se iniciando, mas podemos observar com este pequeno relato da história da Associação Daniel Comboni que a mesma tem conseguido transformar a realidade da população do Bairro Parque Alvorada em Timon.
Percebemos que há situações em que a realidade de pobreza, de discriminação, de desestruturação familiar é tão grande que as pessoas precisam de alguém para lhes dizer que são capazes, alguém que diga que é possível, que dê esperanças. Foi o que aconteceu nesta comunidade através das ações da ADC.
A Associação não atinge a todos do Bairro e nem supre todas as carências de quem dela participa, porém, vem aos poucos superando as dificuldades e alcançando alguns de seus objetivos, tais como: ser uma escola de referência, dar um mínimo de dignidade para as crianças, fazer com que a educação seja um meio de ascenção social e econômica, diminuir o índice de prostituição, pobreza e violência. E por meio do mutirão a comunidade e os pais podem exercer seus deveres como cidadãos ativos e críticos perante a Associação e a sociedade. A ADC rescindiu paradigmas. Uma mentalidade foi modificada: o descaso dos pais pela educação se transformou em supervalorização da mesma.
Por assim dizer nota-se a semelhança com outras associações, que tem a finalidade de unir para reivindicar, solicitar e transformar. Mas para que esse ideal seja concretizado a população deve ter autonomia para a partir das carências de sua localidade, de seu município, de sua região solicitar políticas publicas que atenda a todos. Por fim, o Projeto Educativo Mãos Dadas e a Associação Daniel Comboni promove uma educação para a vida.
REFERÊNCIAS E FONTES
AQUINO, Jakson Alves de. Decisão política no Brasil. In: ABU-EL-HAJ, Jawdat; AQUINO, Jackson Alves de (Orgs.). Estado, cidadania e políticas públicas. Fortaleza: Editora UFC, 2002, P. 49-98.
ASSOCIAÇÃO DANIEL CAMBONI. Alteração do Estatuto Social da Associação Daniel Comboni Consolidada. Timon: MA, 26/03/ 2011.
ASSOCIAÇÃO DANIEL CAMBONI. Ata da Assembleia Geral e Eletiva da Associação Daniel Comboni. Timon: MA, 26/03/2011.
ASSOCIAÇÃO DANIEL COMBONI. Mãos Dadas – informativo especial. Timon: MA, Fevereiro de 2006. Ano I Nº 1, seção especial.
AVRITZER, Leonardo. Sociedade civil e participação no Brasil democrático. In: AVRITZER, Leonardo. Experiências Nacionais de Participação Social. São Paulo: Cortez, 2009. P. 27-54.
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DAGNINO, Evelina (Org.). Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: DAGNINO, Evelina (Org.). Os anos 90: políticas e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994. P.103-115.
MACEDO, Rosa Maria de Almeida; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Um olhar sobre juventudes e violências na escola. Teresina: Expansão, 2007.
PROJETO EDUCATIVO MÃOS DADAS. Projeto Político Pedagógico. Timon: MA, 2011.
PROJETO EDUCATIVO MÃOS DADAS. Regimento interno escolar projeto educativo “mãos dadas”. Timon: MA, 08/11/ 2011.
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SANTOS, João Bosco Ferreira dos; ARAGÃO, Elizabeth Fiúza; DRUMOND, Nágila Maria Galdino. O BAIRRO: TERRITÓRIO DA GESTÃO CIDADÃ? In: ABU-ELHAJ, Jawdat; AQUINO, Jakson Alves de (Org.). Estado, cidadania e políticas públicas. Fortaleza: Editora UFC, 2002. P. 99-116.
TIMON. Secretaria Municipal de Educação. Projeto educativo “Mãos Dadas”. Relatório das atividades administrativas e pedagógicas realizadas no ano letivo de 2011. Jan. 2012.
TIMON. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular de Timon atualizada. Set. 2010.
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em 01/06/2012 às 15h.
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